mapLocalização
Veja o Mapa
mapMissas dominicais
7h, 9h, 11h e 19h

        3295-3741

Homilia da Missa de Natal


I. O PRÓLOGO DE SÃO JOÃO.

1. Na noite de Natal a liturgia da palavra nos conduziu à revelação da majestade de Deus na fragilidade de um bebê. Este é o Mistério da Encarnação. Na missa deste dia de Natal este bebê é identificado com a Palavra gerada eternamente pelo Pai.

2. NO PRINCÍPIO: Esta expressão não indica qualquer origem no tempo. Mas nos introduz na esfera divina, onde não existe nem início, nem mudança. A Palavra que se encarnou sempre existiu. É a preexistência do Verbo em Deus.

3. Três expressões caracterizam a Palavra: ela sempre existiu; ela estava em Deus, voltada para Ele; a Palavra era, é Deus. Se isolarmos esta primeira parte do prólogo de São João do resto teremos a impressão de que São João era gnóstico. Identifica Deus com o logos, a Palavra, a razão, a ideia como na filosofia grega.

4. Mas este texto é proclamado no dia do Natal exatamente porque esta Palavra que é Deus se fez carne e habitou entre nós. Chama a atenção o fato de que parece clara a identificação de Jesus Menino com esta Palavra. Porque ela se encarna e aparece cheia de graça, de beleza e verdade.

II. MISSÃO DA PALAVRA

1. Na Palavra está a Vida. Por isso a presença da Palavra na criação. Natal é a festa onde Deus se nos revela como o Deus que dá vida, que renova a vida, que faz surgir a vida mesmo onde existe a morte.

2. A Palavra é luz que ilumina e que conduz à verdade. Aqui vem a primeira contradição: quem vive nas trevas não quer saber da verdade por isso rejeita a luz. Jesus é a luz verdadeira que ilumina todo homem. Natal é a festa da luz e da Estrela.

3. Quem acolhe esta Palavra que é Cristo recebe o poder de ser Filho de Deus, não gerado só pela carne, mas do próprio Deus. Pelo batismo acolhemos o Verbo que se fez carne, para que nossa carne seja uma carne em Deus.

4. Nós vimos sua glória cheio de Graça e Verdade. A fé cristã é construtora da beleza inspirada na beleza de Deus refletida nas suas criaturas. Beleza que se manifesta nas artes, mas acima de tudo a grande beleza de poder crer, esperar e amar.


Localização

      
        

holy bible