mapLocalização
Veja o Mapa
mapMissas dominicais
7h, 9h, 11h e 19h

3295-3741

Vida, Dignidade e Esperança

Vida, Dignidade e Esperança


Fraternidade e pessoas idosas

Campanha da Fraternidade 2003

A Campanha da Fraternidade 2003 quer chamar a atenção do Governo e da sociedade para a grave situação dos idosos em nosso país. Segundo o último censo do IBGE em 2000 o número de pessoas idosas no Brasil beira a 15 milhões de pessoas e chegará a 15% do total da população nas próximas décadas ( Texto Base CF 2003). A expectativa de vida aumenta mas a qualidade de vida dos idosos não.A nossa cultura ao idolatrar a juventude se esquece de que os jovens de hoje são os velhos de amanhã. É preciso dar dignidade, saúde e valor aos que, além de terem dado sua parcela de colaboração ao desenvolvimento do país, ainda podem contribuir muito com a sociedade. Nós, cristãos, somos convidados a descobrir no rosto de nossos irmãos envelhecidos pelo tempo e pelo trabalho, o rosto de Jesus Cristo, a beleza da imagem de Deus. A quaresma pede de nós conversão pessoal e comunitária, a fim de " construirmos uma civilização plenamente humana, onde se respeitem e se amem os anciãos, para que estes se sintam, apesar da diminuição das forças, parte viva da sociedade " ( João Paulo II, Carta aos anciãos, n. 12).

Aliás os nossos idosos podem se mirar no exemplo do Papa que já idoso e extremamente fragilizado pela doença continua a dar ao mundo um admirável testemunho de juventude de espírito e amor pela vida e pelo rebanho. Viaja, prega, celebra, governa, afaga, aconselha, recebe autoridades, com os passos trôpegos, a voz rouca mas vibrante. Curva-se mas não quebra, cansa-se mas não se desanima, descansa mas não para. É claro que os idosos merecem uma aposentadoria digna mas não para cessar suas atividades mas para se darem o merecido luxo de fazerem somente o que gostam. Muitos passaram a vida inteira trabalhando para o sustento de suas famílias. Depois de aposentados deveriam poder ter a liberdade de se dedicar a escolher as suas atividades mesmo que não sejam tão rendáveis.

" Que todos nós possamos ser portadores da mensagem de vida, dignidade e esperança da CF deste ano para todas as pessoas idosas do nosso Brasil " ( Texto Base).

 

Padre José Cândido da Silva 

Pároco da Igreja São Sebastião - Barro Preto


 

Localização

      
        

holy bible