mapLocalização
Veja o Mapa
mapMissas dominicais
7h, 9h, 11h e 19h

        3295-3741

Na Verdade

Na Verdade


1. O papa justifica a sua escolha do nome bento xvi pela preocupação com a paz no continente europeu cujo patrono é são bento que visou a construção de uma europa civilizada e pacífica e bento xv que declarou ser a primeira guerra um “inútil massacre”. ele lutou pela paz e reconciliação das culturas e nações.

 

2. Paz não é somente ausência de guerras e conflitos. só se consegue a paz quando se ordena a sociedade humana nos critérios estabelecidos pelo criador. por isto só é possível a paz na busca sincera da verdade.

 

3. O papa cita santo agostinho que define paz como tranquilitas ordinis . paz é uma situação em que se estabelecem as condições para a realização profunda da verdade do homem.

 

4. Inimigos da paz: mentira / falsidade / fanatismos. a estes inimigos se contrapõem a verdade / a sinceridade / e a busca dos fundamentos comuns a todo gênero humano.

 

5. O papa neste ponto condena radicalmente todo tipo de fundamentalismo e o caracteriza com três adjetivos: insano, niilista e idolátrico.

 

6. O papa afirma que o niilismo ou ateísmo e o fundamentalismo religioso no fundo têm a mesma base. o niilismo nega a verdade e o fundamentalismo constrói ídolos destrutivos: a falsidade. o niilismo traz como consequência a cultura da poderosa e destrutiva indústria do armamentismo. o fundamentalismo em pseudo-religiões idolátricas.

 

7. O papa termina com um apelo para se construir a verdade do homem pelo anúncio do evangelho da paz e conclama os fiéis em cristo ao amor fraterno e à oração pois a paz é dom, é graça que vem de Deus. 

 

Padre José Cândido da Silva 

Pároco da Igreja São Sebastião - Barro Preto


 

Localização

      
        

holy bible