mapLocalização
Veja o Mapa
mapMissas dominicais
7h, 9h, 11h e 19h

3295-3741

O que a Igreja celebra no I Domingo do Advento

O que a Igreja celebra no I Domingo do Advento


O Senhor confirme os nossos corações e os torne irrepreensíveis e santos, por ocasião da vinda de nosso Senhor Jesus (1 Ts 3.13)

"Eis que virão dias - oráculo do Senhor - em que realizarei a promessa de justiça feita à casa de Israel. ..Farei nascer um rebento justo de Davi" (Jr 33, 14-15). Jeremias anuncia a intenção de Deus de realizar a "promessa de justiça", ou seja, do Salvador que deverá nascer da descendência de Davi, prefigurado em "um rebento justo". Ele restabelecerá a " justiça na terra", isto é, resgatará os homens do pecado e os reconduzirá a Deus.

Um dos pontos centrais do advento é o grande fato: nasceu o Salvador, da Virgem Maria. Preocupa-se a Igreja com que não se limite o povo cristão a fazer do Natal de Jesus apenas comemoração tradicional; quer, ao contrário, que se prepare o povo a reviver em profundidade o inefável mistério do Verbo de Deus feito homem "para nossa salvação" (Credo). E porque esta só será completa, ou seja, atingirá toda a humanidade apenas no fim dos tempos,' quando "se verá o Filho do homem... vir com grande poder e "esplendor" (Lc 21,27) , são os fiéis solicitados a viver em contínuo advento. A recordação do natal do Senhor deve ser vivida "na expectativa de que se cumpra a feliz espera e venha o nosso Salvador Jesus Cristo" (Missal romano). O Senhor veio, vem e virá; cumpre agradecer, acolher, esperar. Se a vida do cristão sair desta órbita! Falirá”.

Ao iniciar o advento com a leitura do evangelho que fala do fim do mundo e da última vinda do Senhor, não pretende a Igreja assustar seus filhos, mas adverti-los de que o tempo passa, a vida terrena é provisória, a meta das esperanças e dos desejos não pode ser a cidade terrestre, mas a celeste. Se o mundo atual está perturbado pelas guerras, desordens, dispersão de idéias, depravação de costumes, tudo isto deve ser o aviso: repudiando a Deus, perece o homem. Somente por Deus poderá ser salvo. E então: "Reanimai-vos e levantai as cabeças, porque se aproxima a vossa libertação" (Lc 21, 28) . Pretende a Igreja suscitar nos corações o desejo e a necessidade da salvação, o anelo para com o Salvador. Em vez de deixar-nos submergir e abater pelas vicissitudes terrenas, cumpre dominá-las e vivê-las em vista da vinda do Senhor. "Velai sobre vós mesmos, que os vossos corações não se tornem pesados com devassidões, embriaguez e solicitudes da vida, para que aquele dia não vos apanhe de improviso “(Lc 21, 34). Cumpre, portanto,” vigiar continuamente na oração" (Lc 21,36) e valer-se do tempo para progredir no amor de Deus e do próximo. Eis o desejo e a exortação de são Paulo: "Irmãos, o Senhor vos faça crescer e avantajar na caridade mútua e para com todos. ..que ele torne firmes e irrepreensíveis os vossos corações na santidade. ..para a vinda do Nosso Senhor Jesus “(lTs 3, 12-13). Aquela justiça e aquela santidade que o Salvador veio trazer à terra devem germinar e crescer no coração do cristão e, dali, estender-se pelo mundo.

Em vós espero sempre, Senhor. Lembrai-vos, portanto, de vossas misericórdias e de vossa bondade, que são eternas. ..Bom e reto sois, Senhor! Por isso reconduzis os pecadores ao bom caminho. Dirigis os humildes na justiça e ensinais aos pobres os vossos caminhos. Todos os vossos caminhos são graça e fidelidade para aqueles que guardam vossa aliança e vossos preceitos.

Salmo 25, 5-6. 8-10

Tendo eu consciência dos meus pecados, de que me adiantar Senhor, que venhais, se não vierdes à minha alma, se não voltardes ao meu espírito, se vós, ó Cristo, não viveis em mim e não falais comigo? É a mim que deveis vir, é por mim que deverá realizar-se o vosso advento. O vosso segundo advento, Senhor, acontecerá no fim do mundo, quando pudermos dizer: "O mundo está crucificado para mim e eu para o mundo".

Fazei, ó Senhor, que no fim do mundo, eu me encontre. ..tal como será minha vida no céu. ..Então, para mim, realizar-se-á a presença da sabedoria, a presença da virtude, da justiça e da redenção. De fato vós, ó Cristo, morrestes uma só vez pelos pecados do povo, a fim de resgatar, cada dia, o povo dos seus pecados.

Cf. Sto. Ambrósio, Comentário ao Evangelho de S. Lucas, X, 7-8 

 

Eduardo Rocha Quintella 

Fraternidade S.J. Da Cruz - O.C.D.S - BH.

Adorador Noturno da Catedral Nossa Senhora Da Boa Viagem

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tel:(31) 3486-8507

 

Belo Horizonte - MG


 

Localização

      
        

holy bible