mapLocalização
Veja o Mapa
mapMissas dominicais
7h, 9h, 11h e 19h

3295-3741

A Paróquia

Introdução


 A Paróquia de São Sebastião, situada no Barro Preto, região central de Belo Horizonte, é' uma das primeiras comunidades da cidade da capital mineira. Em 22 de dezembro de 1913 o então Arcebispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, cria, através de uma "Portaria" o Curato de São Sebastião do Barro Preto de Belo Horizonte, incluindo também o Calafate. 

Eram estes os limites do curato: com a freguesia de São José os limites eram a Av. Cristóvão Colombo desde a Av. Álvares Cabral até o córrego Arrudas; subindo pelo Arrudas até a entrada nova para Pastinhos e daí, passando pela Ressaca, pela fazenda do Coronel Alípio de Melo até os limites de São Gonçalo de Contagem e Santo Antônio de Venda Nova. Com a freguesia da Boa Viagem era a Álvares Cabral até encontrar a Av. São Francisco indo até a freguesia de Nova Lima. 

Posteriormente tem-se notícia do decreto de nomeação do primeiro Cura: o Revmo. Padre Roberto Walz, dos padres do Divino Salvador, nomeado aos 5 do mês de abril de 1920. O curato se transforma em Paróquia no dia 19 de março de 1923 pelo primeiro Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, promovendo concomitantemente o Padre Roberto Waltz a pároco. 

A partir daí vários párocos foram se sucedendo sendo que o Padre Américo de Campos Taitson permaneceu por 52 anos à frente da paróquia. Ele tomou posse como sétimo pároco, sucedendo o Padre José Augusto Ribeiro Bastos aos 17 de janeiro de 1943, às nove horas da manhã, permanecendo pároco até à data da sua morte em 1995.


Explicação das pinturas da Igreja São Sebastião

Fique por dentro

O Grupo da Legião de Maria se reúne todas as terças-feiras, às 15:00 horas, na capela para reza do terço e reflexões.

------------------------------------------

Missa das Crianças: Domingo às 9:00 horas.

------------------------------------------

O Grupo de Jovens Esperança convida os jovens da comunidade para participarem com eles da missa dos jovens, aos domingos, no horário de 19h.

------------------------------------------

Participe da reza do terço, de segunda a sexta-feira, às 17h30, na igreja.

------------------------------------------

Vigília ao Santíssimo, todas as primeiras sextas-feiras do mês, às 18:00 horas, na igreja.

------------------------------------------

Localização

      
        

holy bible